Quem
Somos
Produtos Produtos em
uma Página
Informações Artigos Download Estabelecimentos
Kosher
Certificação
Kosher
Pontos
de Venda
Fale
Conosco
Quem
Somos
Produtos Produtos em
uma Página
Informações Artigos Download Estabelecimentos
Kosher
Certificação
Kosher
Pontos
de Venda
Fale
Conosco
Facebook da LKB
Informações
22/03/2012 Observações das Berachot no Site « Voltar

Observações das Berachot no Site

A pedido da comunidade há algum tempo disponibilizamos em nosso guia, uma lista de berachot. Porém, em muitos os alimentos, a berachá varia conforme o processo de fabricação, tornando difícil definir de forma geral a berachá. Sendo assim, decidimos colocar para cada produto sua respectiva berachá. Em caso de dúvidas, consulte seu rabino ou mestre, para esclarecer bem o costume da comunidade da qual faz parte.

1. HAM/MEZ; BIR HAMAZ/AL HAM

Significa que a berachá do produto pode variar entre Hamotsi e Mezonot; Bircat Hamazon e Al Hamichyá, de acordo com a forma de processamento do alimento pelo próprio consumidor.

2. HAÊTS/HAADAMÁ

É trazido em produtos que contêm ambas berachot, e uma vez que cada um é ingerido separadamente, não se engloba nas leis de "ikar e tafel" (principal e secundário). Tendo que fazer Haêts sobre a fruta Haêts e Haadamá sobre a Haadamá.

3. AUSÊNCIA DE BERACHÁ

Nos produtos que, normalmente, não são ingeridos puros, não colocamos berachá. Por exemplo, corantes, temperos etc. Para os produtos que geralmente não são ingeridos sozinhos, não consta berachá. Contudo, há alguns que não chegamos a uma conclusão haláchica, portanto consulte seu rabino.

4. MISTURA DE ALIMENTOS

Trazemos apenas as berachot da forma comum de ingerir aquele produto, sendo na maioria deles, ingeridos puros. Produtos que forem misturados a outros, como por exemplo, catchup, entramos em leis específicas de "ikar e tafel" (principal e secundário).

5. OUTRAS OBSERVAÇÕES

Alguns produtos possuem observações específicas quanto às suas berachot, que serão indicadas de acordo com a relação abaixo:

* Desses alimentos, geralmente não são ingeridas uma quantidade mínima (cazayit) [ou reviit, no caso de bebidas] no tempo máximo (achilat peras), motivo pelo qual não é necessária a berachá posterior.

** Se a camada de farinha for usada para não grudar na panela, a berachá é Shehacol; porém, se for para dar sabor, a berachá é Mezonot.

*** Somente se ingerir Kezayit Bichdei Achilat Peras (ou seja ingerir 27mL do alimento em um prazo de 4min) [ou reviit, no caso de bebidas].

**** Os sefaradim não recitam a berachá final sobre líquidos cujo costume é bebê-los muito quentes ou muito frios.

(*) Estas barras e granolas a princípio são Haadamá. Contudo há opiniões que sejão Mezonot ou Shehacol. A berachá final também fica no dilema. Por isso, muitos rabinos recomendam que coma-se somente em refeição com pão. Consulte o seu rabino como deves proceder.

(**) Alguns Sefaradim fazem outra berachá nas barras de frutas, consulte seu rabino.