Quem
Somos
Produtos Produtos em
uma Página
Informações Artigos Download Estabelecimentos
Kosher
Certificação
Kosher
Pontos
de Venda
Fale
Conosco
Quem
Somos
Produtos Produtos em
uma Página
Informações Artigos Download Estabelecimentos
Kosher
Certificação
Kosher
Pontos
de Venda
Fale
Conosco
Facebook da LKB Instagram da BDK
Informações
10/10/2011 Morangos - como verificar? « Voltar

Como lavar morangos para não terem "tolaim" - insetos

Sistema de limpeza descrito pelo Rav Falk shelit"a, possek de Gateshead e autor de um importante guia sobre tolaim, e pelo Rav Heinemann shelit"a, possek da comunidade Aguat Yisrael em Baltimore e supervisor da Star-K.
Obs: nos testes realizados em nosso laboratório, o método descrito se mostrou eficaz.

  1. Adicionar a uma bacia, cheia de água, bastante detergente (para que este dissolva a gordura que gruda as patas dos insetos aos morangos).
  2. Misturar bem a água, fazendo espuma (isto é um sinal que há detergente suficiente, não bastam apenas umas gotas que vão se anular em tanta água que há na bacia).
  3. Colocar os morangos na água, mexer um pouco e deixar de molho por 15min. (com as folhas, mantendo assim a proteção natural do morango, para que não penetre detergente no morango. Por ser esponjoso, se cortar a folha antes de colocá-lo de molho, absorverá água com detergente tornando-se desagradável para o consumo).
  4. Movimentar o morango várias vezes na água em movimentos circulares. Retirar todos morangos da água (ou jogar a água fora, pois se ficarem demasiado tempo de molho, podem se estragar).
  5. Cortar as folhas com um pedacinho do morango. Esfregar com os dedos toda a superfície do morango debaixo de água corrente para tirar qualquer inseto que não soltou na água. Se ao cortar ficar o buraco (vão do morango) aparente, cortar o morango ao meio para que a água corrente passe na parte interna também.
  6. Repetir o processo do item 5 para cada morango individualmente.
  7. Se houver partes do morango que não estiverem bonitas, retirar com uma faca.